Encontre o pneu certo para sua moto

Blog Rinaldi

Três atitudes que mostram que a Rinaldi Pneus é uma marca sustentável

A Rinaldi completou 52 anos em 2021.
A Rinaldi completou 52 anos em 2021.Créditos: Diogo Sallaberry/ Rinaldi Divulgação

Uma marca sustentável é aquela que colabora para a sociedade em que está inserida

A Rinaldi Pneus é uma fabricante que soma 52 anos de história e une tecnologia e tradição com maestria.
Inserida no segmento de produção de pneus em território gaúcho, a Rinaldi se mostra atenta quando o assunto é a busca por iniciativas que não apenas modernizem as linhas de pneus, mas também as torne mais sustentáveis. E o que significa ser sustentável?
Na prática, uma marca sustentável é aquela que colabora para a sociedade em que está inserida, especialmente em termos ambientais, e deixe uma contribuição positiva para o progresso da comunidade. A Rinaldi Pneus segue critérios aplicados à gestão ambiental, o que garante que os insumos para queima de vapor (e elaboração da matéria-prima) respeitem o meio-ambiente e a comunidade! Por isso, toda a sua biomassa usada para a produção deste vapor é proveniente de reflorestamento ou, também, resultante dos resíduos de madeira gerados no próprio processo produtivo.
Antigamente, o uso de fontes energéticas não renováveis (como o carvão mineral e o petróleo) eram as únicas usadas para a produção de energia. Com o passar dos anos, alternativas passaram a ser buscadas e a madeira em cavaco surgiu como uma opção viável que abastece cadeiras, assim gerando um impacto extremamente reduzido ao meio ambiente!
E quais as iniciativas que a Rinaldi tem e contribuem para tornar a empresa forte dentro do tema SUSTENTABILIDADE? Hoje mostraremos algumas!

1 – Linha de pneus com selo sustentável está em elaboração
A Rinaldi está reformulando uma linha de pneus e para torna-la ecológica até o final de 2022! A mudança abrangerá os modelos de uma linha que atualmente contempla pneus usados em competições de Motocross. Eles são desenvolvidos com a participação e testagem dos principais pilotos e equipes do Motocross nacional.
A mudança que irá tornar a linha ‘ecologicamente verde’ irá usar uma boa parte das matérias-primas proveniente de fontes renováveis, como sílica e borracha natural. Haverá, assim, redução de metais prejudiciais ao ecossistema, redução de acelerantes químicos e utilização de cargas naturais.

Além disso, com esta mudança na composição das peças, estes pneus irão emitir menor quantidade de contaminantes prejudiciais às pessoas e, claro, à natureza.

2 – A Rinaldi é uma empresa movida a energias renováveis
O título obtido pela Rinaldi de Certificado de Energia Renovável confirma as boas práticas ambientais da empresa quanto à origem da energia empregada em sua produção, assegurando que desde 2015 ela é proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente, estando em acordo com a política de gestão da empresa.
Desde 2013, a empresa conta com essa distinção que calcula os dados de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) sob metodologias reconhecidas internacionalmente. A certificação é conferida pela Ludfor Energia Ltda. Esta empresa é responsável por redirecionar a energia elétrica excedente em algumas empresas e direcionar para a Rinaldi! Esta gestão é que promove a economia de energia e a consequente redução de desperdícios.

E na prática, qual o impacto de ser uma empresa proveniente de fontes limpas?
Entre janeiro de 2013 e dezembro de 2020, o volume de 6.665,875 toneladas de gás carbônico deixou de ser emitido para a atmosfera em função do cuidado da Rinaldi com o tema.
Somente em 2020, a redução foi de 585,813 toneladas de CO2.
Em outros termos, somente com o volume de gases não emitidos no ano passado, o equivalente a 16.187 mudas de árvores, foram conservadas por 20 anos.
A redução de 2020 também pode ser comparada a 5.821 veículos leves à gasolina, percorrendo 500km.

3 – Preocupação social que inicia com a equipe
A ideia de erradicar o desperdício é levada a sério na Rinaldi! Por isso, além de campanhas ambientais que estão sempre em evidência nas redes sociais da marca, este conceito é trabalhado internamente com as equipes da Rinaldi. Para se ter ideia, são cerca de 700 colaboradores!
Ao evitar o desperdício de matéria-prima, contribuímos para nosso meio ambiente!
Outro exemplo de redução de danos é que, a partir de novembro de 2021, uma parceria com a Votorantim Cimentos irá destinar resíduos sólidos para a cimenteira, onde geram energia com a queima – assim, evita com que eles sejam simplesmente despejados em aterros. Essa tecnologia leva o nome de coprocessamento!

SOBRE A RINALDI
A Rinaldi Pneus tem sede em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, em um espaço de 35 mil metros quadrados e com quadro de mais de 700 colaboradores. A marca completou 52 anos em 2021 e consegue aliar com maestria tradição e tecnologia.
Por meio de sua rede de distribuidores internacionais, a empresa está presente em mais de 25 países de todos os continentes, além de contar com forte abrangência nacional. É fabricante de pneus e câmaras de ar para motocicletas off-road e on-road, motonetas, ciclomotores, linha industrial não motorizada e tratores agrícolas (linha leve).

outras notícias

carregar mais notícias
Rinaldi. É muito mais pneu. R. Luiz Alegretti 193, Bairro Licorsul | Bento Gonçalves/RS

+55 54 3455.7500



Contato | Trabalhe Conosco